quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Entrevistas-Parte 2-Perguntamos aos Autores I

Bruno Pereira (autor português)

1-Você escreveu dois livros de poesias, depois um de literatura Fantástica, qual a sua preferência de gênero? Se você tivesse que escolher apenas um para seguir, qual estilo seria escolhido?
Eu tenho boas referências em ambos os estilos e por isso é muito complicado dizer que gosto mais de um do que outro porque é algo muito diferente. Porém, se tivesse que escolher seria literatura fantástica, adoro criar mundos e personagens.

2-Em sua opinião, neste mundo avançado, cheio de alternativas, principalmente em se tratando de leituras, poesias ainda têm seu espaço garantido entre os leitores?
A poesia, pelo menos em Portugal, ainda vai tendo algum espaço até porque temos grandes referências do passado como Fernando Pessoa e Camões, de qualquer forma com o passar do tempo penso que ela vem sendo cada vez mais mal tratada...

3-Quem são suas referências literárias, quais os seus autores preferidos?
Em termos de poesia Fernando Pessoa, Camões e Florbela Espanca principalmente, em termos de literatura fantástica temos o enorme J.R.R. Tolkien, quanto a portugueses admiro muito a Carla Ribeiro, que também participa na coletânea, com quem aprendi muito e com Fábio Ventura [que também é um dos autores da antologia 'Sociedade das Sombras'].

4-Qual a vantagem em formar parceria, junto a outros autores, como você fez para escrever ‘Cruzamentos’, por exemplo?
Tem vantagem porque éramos e somos amigos, houve confiança e facilitismo nas questões financeiras, além do mais três pessoas conhecem mais gente logo há mais vendas.

5-Hoje se tornou comum, quase uma obrigação, todo autor ter um blog, para divulgação própria mesmo. Como você vê essa ajuda da internet, para os novos autores?
É verdade. Quer blog, quer facebook, quer site, qualquer instrumento da internet bem utilizado pode ajudar na nossa divulgação, confesso que me tenho desleixado um pouco com o meu blog pessoal (risos). Mas por exemplo sem internet não estaria neste grande projeto da 'Sociedade das Sombras' ou em outro projeto do autor português Pedro Chagas Freitas, logo atribuo muita importância.

6-Há quem diga que a internet vai acabar com livros impresso, pois as versões online aumentam suas vendas a cada dia, você acredita que isso vai acontecer mesmo e se vai demorar?
Se algum dia acontecer...espero que demore. Não há nada melhor que sentir o livro, cheirar o livro, mesmo para escrever consigo ser muito mais criativo com um papel e uma caneta à frente do que um computador.

7-Para você a internet pode contribuir e fazer com que novos autores sejam descobertos, ou pelo contrário, vai diminuir o interesse de novos autores?
É uma boa oportunidade para que os autores sejam descobertos mas não basta. É preciso iniciativas como esta da 'Sociedade das Sombras'. Ando com um pé atrás com editoras, etc. Não gosto de ver um ator, uma modelo, um politico ou um futebolista a lançarem um livro....acho que mais do que a boa escrita o que ali há é propaganda...e os muitos bons talentos continuam escondidos...

8-Em Portugal é possível se viver apenas de literatura? Aqui no Brasil, apenas meia dúzias de privilegiados consegue esse feito.
Nem pensar. Também é capaz de existirem meia dúzia deles por cá. Eu não conseguiria. Até agora deu-me mais prejuízo que lucro, mas penso que o início é sempre assim.


Entrevistador: Tomi Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário