terça-feira, 29 de março de 2011

Entrevistas-Parte 1-Perguntamos aos Autores I

Celly Borges (autora brasileira)


1-O que te leva a escrever literatura fantástica?
Gosto da liberdade que a Literatura Fantástica proporciona, poder criar mundos e libertar seres e viajar.

2-Você acha que esse tipo de literatura, tem uma rejeição maior nos países de língua portuguesa, já que não temos grandes nomes da literatura fantástica mundial, de origem em nosso idioma?
Talvez o que acontece aqui seja o mesmo de outros países de língua portuguesa, a valorização do que é de fora. Não tenho outra explicação.

3- Quando foi que você teve o primeiro contato com a literatura fantástica? E quando resolveu escrever?
Tive contato com livros juvenis de Fantasia. Não era muito de ler, mas meu irmão sim, e me emprestou livros, isso foi em 2000 e assim nunca mais parei. Resolvi escrever depois que comecei a criar mundos e precisava dividir com alguém.

4-Em que lugar você busca inspiração para escrever suas histórias?
Busco inspiração nos autores que gosto, em músicas, em sonhos... em detalhes.

5-Você acha que ainda há espaço no Brasil ou Portugal para novos escritores de literatura fantástica?
A Literatura Fantástica tem mais espaço agora, está se fortalecendo e com certeza há muito autor bom que ainda não teve seu trabalho publicado, espaço tem para todos, é só dar oportunidade, mas os escritores de LitFan deveriam ser mais unidos pelo que acreditam.

6-Em se tratando de literatura fantástica, o que é mais difícil: Escrever, encontrar uma editora ou adquirir novos leitores para o gênero (no Brasil/em Portugal)?
Escrever é simples, mas antes precisa ler muito, ter um conhecimento básico da nossa língua – acredite, muito autor não tem. No início tudo é muito difícil, mas como disse antes, se houvesse união entre os autores, todos sairiam ganhando, mas infelizmente sabemos que não é assim que acontece.

7-Em sua opinião, a literatura fantástica ainda enfrenta algum preconceito, por parte de quem não conhece o gênero?
Sim, há preconceito. Muitos tratam como literatura menor por não estar em destaque.

8-A mídia, em geral, ainda abre pouco espaço para a literatura fantástica? Se a resposta for sim, o que você acha que falta?
Acredito que falta vontade, tem muito livro bom, mas é um ciclo, se não é bastante divulgado, também não pode ter uma tiragem maior, pois o público fica meio limitado, muitos ainda desconhecem o tamanho da nossa LitFan, acreditam que só há bons autores do gênero lá fora, isso quando pensam na possibilidade de haver alguns escritor no Brasil, pude perceber esse desconhecimento sobre nossa Literatura Fantástica através das resenhas em meu blog.


Entrevistador: Tomi Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário